quarta-feira, 26 de março de 2014

UTI Capilar

UTI lembra aquela seção do hospital onde ficam apenas os pacientes em estado critico para tratamento intensivo certo?
Bom, com o cabelo não é diferente. Esse processo, denominado UTI deve ser feito apenas quando o cabelo estiver num estado critico. Mas critico mesmo. E também deve ser abolido a partir do momento em que o cabelo apresenta uma melhora significativa.

Tá, mas, o que vai nisso?

Para fazer a UTI capilar, são necessárias, shampoo anti-resíduo/transparente, 2 mascaras e 1 neutralizante.

Ela ocorre exatamente nessa ordem:


MÁSCARA 'FORTE' + NEUTRALIZANTE + MÁSCARA 'FRACA'

A primeira máscara deve ser concentrada no principal problema do seu cabelo. 
Exemplo: Cabelo elástico pede uma máscara reconstrutora. Cabelo poroso, pede uma máscara nutritiva.
A segunda máscara deve/pode ser uma máscara hidratante.
O Neutralizante pode ser qualquer um, no momento eu estou usando esse:

 E como faz?

1º - Deixar o cabelo bem limpo. Já vi um pessoal que indica lavar duas vezes com um shampoo anti-resíduo e mais uma vez com um shampoo hidratante. Eu particularmente lavo 2 vezes com um shampoo transparente ou uma vez com esse e mais uma com outro qualquer. Enxague com agua fria.

2º - Aplicar a máscara 'forte'. Deixando o tempo pedido no rotulo ou 15 minutos. Enxague com agua morna.

3º - Desembarace o cabelo e aplique o neutralizante exatamente do jeito que pede - nada de passar pente, nada de ficar enluvando. Espere EXATOS 20 minutos. Nem mais, nem menos.  Enxague com agua fria.

4º - Aplique a máscara 'fraca' e deixe o tempo indicado, ou 15 minutos. Enxague com agua fria.

E está feita a UTI.

E quando fazer?

Quando o cabelo estiver debilitado ao extremo, como já disse.
Eu comecei a fazer a UTI após minhas ultimas descolorações.
Fiz uma logo após a descoloração. Outra uma semana depois, outra 2 semanas depois.

Após 3 UTIs, creio que o meu cabelo já tenha se recuperado o suficiente, sendo assim irei parar agora.


UTI capilar X Cronograma capilar

Eu, fiz a UTI junto ao cronograma, ou seja, reformulei meu calendário do cronograma, incluindo a UTI nos dias certos.

 UTI capilar X Queratina


Quando a principal necessidade do cabelo é reconstrução, pode-se optar por uma máscara reconstrutora a base de queratina ou a base de outras proteínas. O problema da queratina, é o efeito rebote. Ou seja, se ela já estiver inclusa nas reconstruções do cronograma, ou se você sentir, que seu cabelo já está com queratina o suficiente, não use uma máscara a base de queratina na UTI.









Nenhum comentário:

Postar um comentário